Trilharte: esporte une jovens e profissionais do Sistema Socioeducativo
Uma nova forma de ser e conviver: projeto disponibilizou aos jovens esportes, arte, cultura, iniciação profissional, formações técnicas entre outras oportunidades
O esporte como forma de integrar e construir pontes entre os mais diferentes públicos. Com essa proposta, o Instituto Dragão do Mar realizou a culminância das atividades esportivas do Projeto Trilharte, na manhã desta terça-feira, 20, no Centro de Formação Olímpica (CFO). O evento contou com cerca de 200 pessoas, entre jovens com medida socioeducativa extinta, 24 jovens em cumprimento de medida socioeducativa, familiares e profissionais do Sistema,
Os jogos amistosos, de Vôlei, Basquete e Freestyle, foram disputados entre cerca de 150 pessoas, jovens e profissionais do Sistema Socioeducativo, uma forma de aproximá-los e reforçar vínculos saudáveis entre eles. O evento contou ainda com a presença do diretor de Articulação Institucional do IDM, Lenildo Gomes, e do superintendente adjunto da Seas-CE, Jean Marçal Lima Cunha.
Ao todo, o Projeto ofereceu, em 2022, 11 oficinas esportivas, em cinco Centros Socioeducativos (CSs), nas modalidades Futsal, Vôlei, Basquete e Capoeira, alcançando 66 jovens do Sistema Socioeducativo.
“A transversalidade da Cultura foi o guia do trabalho, neste processo de abrirmos espaços para jovens, suas famílias e profissionais do Sistema Socioeducativo se aproximarem dos equipamentos públicos como uma forma também de efetivação do direito à cultura, que é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A atuação de todas as pessoas envolvidas no Trilharte oportuniza múltiplas formas de expressão e criação, além do benefício das práticas esportivas. Essa parceria necessária com o poder público permitiu contribuir para fortalecer políticas que vão alterar positivamente as trajetórias das pessoas.”, ressalta Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional do IDM.
O Trilharte, que alcançou um público de 1.700 pessoas em 2022, é parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará (Seas-CE). Este projeto, especificamente, tinha por objetivo dar aos jovens socioeducandos a possibilidade de, por meio de acesso à cultura, arte, esporte e profissionalização, enxergar a si e ao entorno a partir de outras opções, diferentes das que os levaram ao cumprimento das medidas. Assim, ao longo de 2022, sete metas que envolveram jovens, profissionais e familiares do Sistema Socioeducativo: Visitas guiadas, Apresentações artísticas nos Centros Socioeducativos, Iniciação profissional, Atividades esportivas, Desenquadrar (formação em audiovisual), Produção de oito Conteúdos audiovisuais e Oficinas e Intervenções em Arte Urbana.
Clique aqui e veja nosso relatório em formato e-book.
Entenda o Trilharte e seu contexto
O POC foi desenvolvido pela Seas-CE para garantir o acompanhamento multiprofissional, oferta de oportunidades e promoção de direitos aos jovens socioeducandos e seus familiares. Para dar conta desse objetivo em parceria com a Sociedade Civil, a Superintendência selecionou, por meio do Edital 009/2021, três instituições: Instituto Dragão do Mar (IDM), Instituto Juventude Inovação (IJI) e Luta pela Paz. Respectivamente, estas Organizações Sociais ficaram responsáveis pelo Trilharte, Embaixadores da Paz e Novas Trilhas.