Semana Nacional dos Museus: relação entre sustentabilidade e cultura está nos espaços do IDM
No Dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, e no restante da semana é possível admirar a beleza cênica, a riqueza de ecossistemas e as práticas culturais populares e contemporâneas nos equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar
Cultura e Meio Ambiente estão cada vez mais entrelaçados, valorizando territórios, estimulando o turismo sustentável, fazendo crescer as cadeias econômicas em torno desses dois campos. A 21ª Semana Nacional dos Museus, até 21 de maio, fortalece essa relação com o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-estar. Assim, o Instituto Dragão do Mar (IDM) divulga, para a semana, uma programação que se estende de espaços em Complexos Ambientais a Casas que reverberam a cultura no sertão Central, passando ainda pelos tradicionais museus da Cultura Cearense (MCC) e Arte Contemporânea (MAC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Nesta quinta-feira (18 de Maio), Dia Internacional dos Museus, também é possível encontrar programação dentro da temática deste ano.
O Instituto Dragão do Mar, primeira Organização Social de Cultura do país, gere um portfólio diversificado de 16 equipamentos que oferecem formação e fruição em Artes, Memória e Patrimônio, Gastronomia Social, Esportes e Meio Ambiente por meio da transversalidade da Cultura: esse conceito leva maior fluidez, valorização e sentimento de pertencimento aos espaços públicos e à própria história de cada povo e comunidade cuja visibilidade se busca por meio do incentivo da preservação de práticas culturais e bens simbólicos e do meio ambiente. Assim, a cultura é tão essencial à boa organização social quanto segurança, saúde e educação.