Relatório de resultados: publicação consolida a transparência do Instituto Dragão do Mar
Ao longo de cerca de dois anos, o IDM vem aprimorando seus processos de gestão para melhorar os resultados e responder desafios administrativos e sociais. Conheça nesta publicação os novos parâmetros de desempenho que foram instituídos
Apresentar o desempenho do Instituto Dragão do Mar (IDM) frente ao desafio de modernizar a gestão, aumentar canais de diálogo e participação com o campo cultural e a sociedade civil organizada e assegurar a transparência aos processos internos e externos ao gerir, até o momento, 16 equipamentos do governo do Estado. Com este objetivo, o Relatório de Gestão 2021/ 2022 é publicizado hoje (14.03) e está acessível a pesquisadores, artistas, gestores, estudantes e toda a população que precise ou deseje consultar esse documento para conhecer os resultados do IDM neste biênio.
Clique aqui e acesse o Relatório de Gestão 2021/ 2022 na íntegra.
O Instituto Dragão do Mar (IDM) é uma Organização Social. Ou seja, uma instituição privada, sem fins lucrativos, que, por meio de Contratos de Gestão, realiza parcerias com o Poder Público para gerir espaços de forma a garantir eficiência e continuidade dos seus serviços, de modo que continuem a chegar aos usuários em qualquer situação.
Assim, o IDM, que é a primeira OS de Cultura do Brasil, fundada em 1998 e comemorando 25 anos de existência em 2023, viu-se há dois anos diante do desafio de modernizar seus processos gerenciais e administrativos para ter sustentabilidade diante do crescimento do número e diversidade de equipamentos sob sua gestão. Nesse contexto, foram encontradas questões como corpo técnico subdimensionado, estrutura tecnológica desatualizada e necessidade de ampliar a participação social, o acolhimento, o diálogo e as parcerias com a sociedade civil e o campo cultural.
Assim, aqui o leitor pode conhecer o que foi empreendido, no IDM sede e nos 16 equipamentos, que é resultado do processo de modernização e reestruturação do Instituto Dragão do Mar (IDM) nesses dois anos. Para citar as principais iniciativas, houve a implantação de um sistema de gestão integrado que unifica e torna online todos os processos administrativos e financeiros; uma consultoria mapeou e redesenhou os processos, tornando-os mais simples; a intranet e o site foram construídos e publicados, sendo mais canais de transparência e comunicação para os públicos interno e externo; o Código e a Comissão de Ética foram implementados resultando em parâmetros de conduta para o corpo colaborativo, parceiros e fornecedores, entre outros; o setor de Recursos Humanos foi reestruturado e agora opera plenamente, sendo mais uma segurança para os trabalhadores; um sistema de e-mails próprios baseados na plataforma Google Workspace foi instituído, o que consolida a segurança da informação e institucional da Organização.
Essas e outras ações significam maior transparência para a sociedade, melhor acompanhamento por parte de órgãos de fiscalização e controle e maior celeridade para os parceiros que se relacionam com a instituição.
Além destas inovações, o cidadão encontrará aqui dados sobre a estrutura do Instituto Dragão do Mar (IDM) e seus avanços. Rachel Gadelha, diretora-presidenta, abre o documento com um texto em que apresenta o panorama geral, desafios superados e os novos objetivos do Instituto. Há também relatos assinados pela Diretoria de Planejamento e Gestão, sob o comando de Adriana Victorino, a Diretoria de Articulação Institucional (DAI), que fica sob a responsabilidade de Lenildo Gomes, a Diretoria de Formação, que tem Bete Jaguaribe à frente. A Missão, Visão, Valores, a história da Organização e o perfil do seu corpo colaborativo, além dos equipamentos e projetos por ela geridos, podem ser melhor conhecidos neste documento.
O modelo de gestão em rede, implantado desde 2021, é um dos pontos que vale a pena ser conhecido pelo leitor: pensado para otimizar a diversidade de equipamentos que compõem esta trama, possibilitando que sinergias e complementaridades sejam geridas de forma mais assertiva, foram criadas estratégias que possibilitam a partilha, o planejamento conjunto, o melhor uso do recurso e as parcerias estratégicas entre os espaços públicos.
Um exemplo do êxito do modelo de gestão em rede foi a capacitação realizada pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco com os 17 permissionários do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba. Nesta parceria, os representantes das famílias nativas do bairro puderam encontrar a valorização da culinária tradicional do mar e do mangue, que aprenderam com seus pais, avós e bisavós, com o aprimoramento das noções de cuidados sanitários, empreendedorismo, melhor aproveitamento dos alimentos e novas técnicas de preparo. A Escola, por sua vez, pôde aprofundar as trocas e pesquisas sobre uma culinária tão tradicional e popular.
Além do que foi realizado em termos de modernização da estrutura administrativa e mecanismos de sustentabilidade e transparência, o cidadão encontra aqui as realizações na gestão de experiências de formação e fruição cultural, nas áreas das artes, memória e patrimônio, esporte, gastronomia social e meio ambiente.
Por exemplo, está nesta publicação o Edital da Temporada de Arte Cearense (TAC) e alguns de seus desdobramentos, como o desenvolvimento do Cultura.CE, aplicativo integrado com o Mapa Cultural do Ceará que centralizará de forma fácil e interativa toda a com programação cultural do Estado em um só lugar. Além destas realizações, os principais projetos, nossas secretarias parceiras (Cultura, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Esporte e Sistema Socioeducativo) e todos os equipamentos geridos em parceria com o governo do Estado estão também no Relatório de Gestão 2021/2022.
Por conta da amplitude e profundidade de informações, disposição dos dados em infográficos de rápida apreensão e qualidade de imagens e textos, sugerimos a leitura desse documento ao cidadão, pesquisador, artista, interessado em Cultura e gestão cultural em geral: ele é fonte de pesquisa, registro da memória institucional e mais uma iniciativa do Instituto Dragão do Mar (IDM) na busca de garantir uma relação de lisura e confiança com toda a sociedade.