Projeto Patrimônio para Todos – Uma Aventura através das Memórias é contemplado
A premiação reconhece nacionalmente iniciativas que contribuem para a promoção do patrimônio cultural e da memória social de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural. Mais de 70 instituições de todo o Brasil se inscreveram para concorrer à comenda
O Projeto Patrimônio para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias, iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), ficou em segundo lugar, entre as das 10 propostas vencedoras da primeira edição do Prêmio Inventários Participativos. O resultado foi publicado no dia 28 de dezembro de 2023.
A premiação é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, que tem o intuito de reconhecer nacionalmente iniciativas que contribuam para a preservação e promoção do patrimônio cultural e da memória social de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira. Mais de 70 instituições de todo Brasil se inscreveram para concorrer ao Prêmio. Cada uma das 10 instituições selecionadas receberá uma premiação de R$ 40 mil.
Sobre o PPT: o Projeto Patrimônio para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias tem o intuito de sensibilizar jovens moradores de territórios em situação de vulnerabilidade social sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural, a partir de oficinas de educação patrimonial e da realização de inventários culturais participativos. Desde 2009, o projeto teve sete edições e percorreu 19 municípios cearenses e 32 bairros de Fortaleza/CE.
Em cada edição são realizadas oficinas e pesquisas de campo colaborativas que visam identificar, registrar, (re)significar e difundir as referências culturais presentes nas localidades contempladas. Mais de 1.500 jovens já passaram pelo projeto e cerca de 600 patrimônios foram registrados.
Reconhecimento nacional - O Projeto já foi agraciado, em 2012, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que reconhece, em nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.
“O Patrimônio para Todos tem ajudado a despertar na juventude uma consciência crítica sobre o que é patrimônio e qual a importância de preservar e documentar a história e a memória. São os jovens que identificam o que merece ser reconhecido, difundido e preservado em suas comunidades, nos ajudando a montar um valioso inventário de patrimônios que muitas vezes são invisibilizados e não consagrados. O prêmio do Ibram é mais um reconhecimento da importância do projeto para as várias comunidades visitadas e para o Estado do Ceará”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.
Para a coordenadora do PPT, Hannah Mariah, “o prêmio do IBRAM representa, além do reconhecimento nacional das nossas atividades, a possibilidade de trazer mais ferramentas de identificação dos patrimônios que foram catalogados pelos moradores dos bairros em que o Patrimônio para Todos já esteve”.
Com o valor da premiação, o projeto, entre outras ações, irá desenvolver um portal reunindo informações sobre todo o acervo mapeado que ficará à disposição para consulta da população.
Segundo Hannah Mariah, o intuito é criar uma rede sistematizada com as informações levantadas, patrimônios identificados, mapas afetivos criados, entrevistas na íntegra e materiais audiovisuais produzidos ao longo das oficinas, facilitando a partilha dos conhecimentos construídos para as comunidades que acolheram o projeto em seus territórios.
Sobre a EAOTPS: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A EAOTPS tem 20 anos de atuação no campo da conservação e restauração de bens patrimoniais de acervos museológicos, desenvolvendo projetos pedagógicos junto ao público jovem.