Porto Iracema das Artes lança segunda edição do ABarca, projeto de formação básica em artes para jovens em 10 municípios do Ceará
Iniciativa da Porto Iracema das Artes, Secretaria da Cultura do Ceará e Instituto Dragão do Mar, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), investimento do ABarca totaliza R$ 1,7 milhão
Programa de interiorização da formação básica da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, o ABarca edição de 2023 será lançado nesta quarta-feira (5) em Itapipoca, durante a Quermesse Ita Junina. No município, 30 estudantes entre 15 e 29 anos receberão formação em Artes Visuais e Audiovisual. Outras nove cidades recebem o ABarca este ano.
Em Itapipoca, o ABarca conta com a parceria da Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria da Cultura, para a realização dos percursos formativos que têm início no dia 17 de julho. Em Quixadá, primeira cidade a receber o projeto em 2023, as aulas iniciaram no dia 3 de julho. Em sua primeira edição, em 2022, o ABarca alcançou mais de 300 jovens, com formação continuada de 150 horas. Em 2023, a expectativa é que pelo menos 250 jovens sejam contemplados pelo projeto.
A secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, comenta que o projeto “imprime o esforço do Governo do Ceará na descentralização das políticas públicas de cultura, com foco nas juventudes, cooperação com os municípios e nas parcerias que propicia entre a cultura, a educação e a assistência social”.
Para os próximos anos, a projeção é de expansão para outros municípios. Até o fim de setembro, todos os territórios contemplados – Fortaleza (nos bairros Vicente Pinzón, Curió, Genibaú e Granja Portugal), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte –, iniciarão seus percursos, que se estendem por cerca de três meses, em cada município. A edição 2023 do ABarca finaliza em dezembro, com a realização de uma mostra de trabalhos artísticos dos estudantes.
Os processos de formação do aBarca são norteados por três operadores: corpo, território e imaginação, incluindo experiências de fruição, desenvolvimento de projetos artísticos e orientação sobre possibilidades de inserção na economia criativa. Almejando repercutir na cena artística e cultural, em cada município que está inserido, o aBarca é pensado dialogicamente e de forma estratégica, considerando o contexto e a necessidade de cada território.
“Os encontros, as trocas de conhecimento, as fruições e produções artísticas que o projeto propicia podem abrir perspectivas novas para ler o mundo, para construir posicionamentos e atuar na vida social”, pontua Rachel Gadelha, diretora presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM).
Bete Jaguaribe, diretora da Escola Porto Iracema das Artes e diretora de formação do Instituto Dragão do Mar, pontua que, em 2023, ano que a Escola completa 10 anos de fundação, “a interiorização é prioridade absoluta. O aBarca materializa esse intento com formação continuada, presencial, construída em perspectiva dialógica, que valoriza a cena artística dos municípios e territórios periféricos, seus profissionais, suas produções e suas referências”.
Sobre o aBarca
É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón, Curió, Genibaú e Granja Portugal), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.
Sobre a Escola Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema – Escola de Formação e Criação do Ceará é uma escola pública de artes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Inaugurada em 29 de agosto de 2013, a Porto Iracema desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro. Todas as formações são gratuitas.