Mulheres Negras Resistem lança curso de extensão para fomentar o protagonismo de mulheres negras
O Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Ceará apoiam institucionalmente a capacitação, que ocorrerá presencialmente na Bece
O coletivo Mulheres Negras Resistem (MNR) realiza o curso de extensão “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras”, com apoio institucional do Instituto Dragão do Mar (IDM) e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). Com carga horária de 60 horas, a capacitação é coordenada pelas professoras Vera Rodrigues, Ariadne Rios e Mona Lisa da Silva, com aulas quinzenais, presenciais, aos sábados, de 18 de março a 01 de dezembro de 2023, das 9h às 12 horas (podem ocorrer algumas aulas noturnas, durante a semana), na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).
O objetivo é fomentar o protagonismo feminino e negro, por meio da formação de quadros de representação social e política. A capacitação fundamenta sua base de conhecimento em produção de intelectuais negras como Lélia Gonzalez, OYÈWÚMI Oyèronké, Sueli Carneiro, Djamila Ribeiro, Marielle Franco, Mara Viveiros, entre outras pensadoras afrolatinoamericanas.
Para ter acesso ao curso, voltado para mulheres negras, as interessadas devem preencher o formulário de inscrição (link no Serviço), no qual um dos campos é para anexar uma foto, e participar do processo seletivo, composto ainda por uma entrevista coletiva, na Bece. As selecionadas serão avisadas por e-mail e Instagram.
Como parte da Política de Formação interna e fomento à equidade racial do IDM, há reserva de 10 vagas para mulheres negras colaboradoras do Instituto. Para ter acesso ao curso, as colaboradoras interessadas devem preencher o formulário de inscrição (link ao final desse e-mail) e registrar, no campo “E-mail”, o primeiro a ser preenchido, seu endereço eletrônico vinculado ao IDM ([email protected]). Já no campo “Como ficou sabendo do Projeto Mulheres Negras Resistem?”, marcar a opção “Instituto Dragão do Mar”.
Ao concluir o curso, espera-se que as participantes sejam extensionistas e multiplicadoras do conhecimento adquirido e possam assumir e fomentar o protagonismo de mulheres negras no desempenho de funções de liderança em instituições públicas e privadas.
As coordenadoras:
Vera Rodrigues – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
Ariadne Rios – Rede de Mulheres Negras do Ceará
Mona Lisa – Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
SERVIÇO
Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras
Reserva de 10 vagas para colaboradoras negras do IDM
Inscrições: 13 a 28.02.2023
Formulário para inscrição: https://forms.gle/xiHxkx6hT6EGF5QNA
Divulgação do resultado (via Instagram e e-mail): 15.03.2023
Início das aulas (aula inaugural): 18.03.2023
Mais informações: acesse aqui o planejamento completo do Curso
Contato: [email protected]