Leo Porto é o novo gestor do Centro Cultural Porto Dragão
O jornalista vai colaborar para o crescimento do campo cultural como Economia Criativa
O Centro Cultural Porto Dragão tem um novo gestor: Leandro Porto Brandão foi produtor cultural do equipamento e contribuiu muito para o seu crescimento. Com a saída da gestora, Helena Barbosa, que assumiu a superintendência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no começo do ano, Léo, como é chamado pelos colegas, assumiu interinamente o cargo no qual foi agora confirmado.
Ele chega para colaborar ainda mais com o incremento da cadeia produtiva da cultura, um dos principais objetivos do Porto Dragão que, ao lado do HUB Cultural, deve fomentar as competências criativas, o impulsionamento de projetos artísticos e a produção de conteúdos pelo setor, sistematizando um programa estratégico para as artes e coordenando a articulação de uma programação cultural integrada a partir de uma rede de instituições e equipamentos culturais do Ceará.
O Centro Cultural Porto Dragão, o HUB Cultural e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) são equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Trajetória profissional
Leo Porto é formado em comunicação social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 7 de Setembro e atua também como produtor cultural há 19 anos. No jornalismo atuou como assessor e redator, além de promover formação nas áreas de cultura e educação. Na produção cultural teve atuação em Sergipe produzindo diversos eventos e projetos culturais dentre eles o projeto Rua da Cultura, Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) e coordenação do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (CURTA-SE). Já em Fortaleza foi Produtor do Prêmio Gandhi de Jornalismo, do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes, Agência Porto Dragão Música e em diversos festivais, dentre eles o Festival de Música de Ibiapaba, Feira da Música e Maloca Dragão. Antes de assumir a gestão do Centro Cultural Porto Dragão coordenou a produção do espaço desde a inauguração.