IDM 26 anos: Cadeia produtiva da cultura e Cidadania cultural fazem parte das conquistas deste aniversário

Instituto Dragão do Mar celebra 26 anos de impulso à participação, formação e inclusão na economia criativa

Na imagem, crianças vestidas com trajes coloridos estão realizando uma apresentação de dança. No centro, quatro crianças em roupas adornadas com fitas e tecidos brilhantes seguram bastões que se encontram no meio, criando uma formação em "X". Ao fundo, outras crianças em uniforme escolar observam e aplaudem. A iluminação do palco foca nos dançarinos, destacando a vivacidade das cores e o movimento da dança.
Aqui, destacam-se as iniciativas inovadoras de inclusão social das comunidades do entorno dos equipamentos e fortalecimento dos Direitos Humanos por meio da arte e cultura no Ceará

O Instituto Dragão do Mar (IDM) completa 26 anos em março celebrando avanços significativos em Cidadania Cultural, com indicadores a serem comemorados na democratização do acesso à cultura e da cultura como pilar de acesso a outros direitos fundamentais. Em 2023, os equipamentos e projetos especiais geridos pela Organização Social (OS) pioneira em gestão da Cultura no País, alcançaram um público de 1.169.747, em cursos, oficinas, palestras, shows, espetáculos cênicos, apresentações de cinema e audiovisual, exposições e mostras. São ações de fruição e formação realizadas em 16 espaços públicos, nas áreas de Artes, Memória e Patrimônio, Gastronomia Social, Meio Ambiente e Esportes, que superam em 42% o previsto. 

Os números são possíveis graças à ação em rede do IDM, que permite que todas as áreas geridas pela OS dialoguem entre si e cresçam, alcançando mais gente e melhores resultados. “Após um período de foco na estruturação e qualidade da gestão, temos investido na transversalidade por meio de ações de desenvolvimento sociocultural com repercussão nas relações mais amplas, que têm impacto em toda a sociedade; e não apenas junto aos trabalhadores e público mais usuais dos equipamentos. Queremos continuar avançando em gestão, para resultados cada vez melhores, mas nosso olhar atualmente é principalmente para as políticas que permitam o acesso à Cultura, em sentido amplo e transversal, como fator de crescimento individual e identidades coletivas”, afirma Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar. 

Nesta imagem, vemos uma palestra em um auditório com assentos vermelhos e paredes de cor correspondente. O público, variado e atento, preenche a maior parte dos assentos. No canto inferior esquerdo, o palestrante gesticula enquanto fala, dirigindo-se aos espectadores e a um grupo de pessoas sentadas à frente. Uma grande tela ao lado exibe um slide com texto relacionado a organizações sociais e gestão pública. A sala tem uma iluminação suave que foca na área do palestrante e da tela.
O Seminário “Organizações Sociais e a Gestão Pública: Desafios e Oportunidades”, em 2023, contou com a participação de organizações sociais que atuam na área cultural no Ceará, representantes da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc), do poder público e de entidades de controle

A Cidadania Cultural, conceito que fundamenta essa atuação do Instituto e tem sido ampliada em todas as linhas de ação da rede, deseja, por meio da arte e da cultura, contribuir para o desenvolvimento local e atender demandas sociais urgentes, como o combate à pobreza e a prevenção da violência. Essas ações são projetadas para incentivar, articular e promover estratégias que garantam e promovam os direitos humanos atuais e intergeracionais, como o direito à vida, ao livre exercício das profissões, à prática esportiva como fator de saúde integral do ser humano, às liberdades de expressão, crenças e religiões, ao Meio Ambiente, às tradições, entre outros direitos fundamentais. 

Cidadania Cultural no IDM

Projeto Trilharte 

O projeto Trilharte, uma colaboração entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o Instituto Dragão do Mar (IDM) desde 2022, vem transformando a vida de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas por meio do acesso à arte, esportes e cultura. Em fevereiro deste ano, foi realizada a II Mostra Trilharte, destacando os resultados de inclusão social ao envolver jovens, suas famílias e profissionais do Sistema em uma rede de apoio que oferece experiências culturais e esportivas enriquecedoras. As performances artísticas, exposições e relatos de experiências formativas apresentadas pelos jovens no encontro, realizado no Theatro José de Alencar, evidenciam o sucesso do projeto em transformar sonhos em realidades tangíveis, promovendo um impacto significativo nas vidas de quem está em restrição de liberdade.

Cidadania, Cultura e Territórios

Aqui, destacam-se as iniciativas inovadoras de inclusão social das comunidades do entorno dos equipamentos e fortalecimento dos Direitos Humanos por meio da arte e cultura no Ceará. O Núcleo de Articulação Técnica Especializada do Centro Cultural Bom Jardim combate violações de direitos, integrando educação social, ações psicossociais e comunitárias. O Cineteatro São Luiz lançou o Projeto Estouro Cultural para apoiar pessoas em situação de rua com atividades socioculturais na Praça do Ferreira. O Dragão do Mar desenvolve o Núcleo de Articulação Territorial, promovendo diálogo e ações culturais com comunidades locais, incluindo assistência à população desabrigada. A Biblioteca Estadual do Ceará inova com o programa Rolê da Bece, ampliando o acesso à leitura e cultura além de seus muros, enquanto o Theatro José de Alencar inaugura o Programa Theatro Cidadão, abrindo suas portas para a população em situação de rua, marcando um compromisso com a inclusão e o acesso cultural para todos. Todos esses equipamentos são geridos pelo IDM e as ações ocorrem de acordo com articulações realizadas pela OS para ampliar seu raio de alcance. 

TAC

O Instituto Dragão do Mar (IDM) gere a Temporada de Arte Cearense – Redes de Criação 2023/2024 (TAC), quinta edição do Edital, com um investimento próximo a R$ 1 milhão, realizado pelo Governo do Estado. Este esforço apoia 36 projetos, promovendo a diversidade cultural do estado, voltada para os espaços independentes, incentivo à cadeia produtiva da economia como um todo e a ampliação de alcance territorial, para além da Capital. Com 50% dos fundos destinados ao interior, a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do IDM, facilita o acesso e a difusão da cultura cearense, reforçando as conexões entre a cultura e o público em diversas regiões: são 11 cidades alcançadas, 462 programações a serem executadas até maio de 2024, com  público estimado de 34.700 pessoas. 

Edital Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci)

Com a proposta de realizar ações culturais em Fortaleza e Crato, com adolescentes e jovens pós-medidas socioeducativas e àqueles em risco de infração, o Instituto Dragão do Mar foi contemplado em edital do Pronasci. As iniciativas, chamadas de Travessia Cultural,  visam à reparação e promoção de direitos em áreas de alta violência e vulnerabilidade social, com programações como  Acompanhamento sociocultural, Visitas Guiadas e Cursos de 60 horas. A busca, aqui, é também transformar realidades através da cultura.