Governo do Ceará inicia preparativos para os 10 anos de reabertura do Cineteatro São Luiz e anuncia novas ações de conservação e restauro em parceria com a Escola de Artes e Ofícios
Em maio de 2025, o Cineteatro completará 10 anos de reinauguração após minuciosa restauração. Entre o final de dezembro de 2024 e a segunda quinzena de fevereiro de 2025, a programação presencial ficará suspensa, mas o São Luiz seguirá com atividades externas e produções virtuais no canal de Youtube.
Como forma de garantir a preservação do patrimônio histórico e a valorização de nossa memória coletiva, o Cineteatro São Luiz e a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamentos da Rede Pública de Espaços Culturais da Secult Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar, unem-se para realizar as ações de conservação e restauro da sala de cinema e espetáculos Luiz Severiano Ribeiro, além da manutenção do palco e do foyer. Os trabalhos de restauração estão previstos para acontecer entre o final de dezembro deste ano e a segunda quinzena de fevereiro de 2025, e contará com a colaboração de alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração da EAOTPS.
No período de manutenção, a programação presencial ficará suspensa, mas o espaço cultural segue com atividades externas gratuitas na Praça do Ferreira e atrações virtuais no canal de YouTube, com shows musicais gravados em 2024 e novos episódios dos podcasts Sons do Ceará e Perfil de Cinema, em parceria com a Rádio Universitária FM. Toda a programação do Cineteatro poderá ser acompanhada no site e nas redes sociais.
Esta é a primeira intervenção de restauro após a reabertura de 2015, obra que preservou o projeto original do São Luiz, reintegrando o palco à sala de cinema e tornando o que o espaço é hoje: um cineteatro. Ao ser vendido pelo Grupo Severiano Ribeiro ao Governo do Estado do Ceará, em 2011, a Secretaria da Cultura colocou em curso um criterioso projeto de restauração e reforma de sua arquitetura, além de reequipagem instrumental e readequação conceitual das ações.
“As ações de restauro e conservação da sala principal do Cineteatro São Luiz representam nosso compromisso com a memória cultural e a valorização de um patrimônio que é símbolo da arte e da identidade do povo cearense. Gostaria de enaltecer a parceria da EAOTPS e do Cineteatro São Luiz, neste esforço conjunto para qualificar um espaço cultural tão importante. O Governo do Ceará segue com investimentos que garantem a manutenção e a preservação dos nossos equipamentos culturais“, comentou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
SAIBA MAIS SOBRE O RESTAURO
As intervenções de manutenção serão realizadas em áreas externas do equipamento, como as portas de entrada e o piso de mármore original do Foyer, bem como nas áreas internas, que também sofreram com a passagem do tempo ou intempéries. A sala de cinema e espetáculos Luiz Severiano Ribeiro, a sala principal, passará por manutenção do ar-condicionado e pelo restauro nas paredes laterais, que são compostas por elementos em baixo e alto relevo coloridos que, além de decorativos, possuem funções acústica e estrutural.
“Em 2025, o Cineteatro fará 67 anos de inauguração e 10 anos de reabertura após uma minuciosa restauração pelo Governo do Ceará. Uma breve pausa para nova manutenção e ações que visam a conservação deste patrimônio tombado é de extrema importância para nos prepararmos para as celebrações de aniversário e para os próximos anos. Estamos às vistas de um futuro cada vez mais bonito e promissor do equipamento, que segue atuando graças ao trabalho diário de muitas mãos e à presença carinhosa e consolidada do público e da classe artística”, comenta José Alves Netto, diretor do Cineteatro São Luiz.
INTEGRAÇÃO ENTRE CINETEATRO SÃO LUIZ E ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS
Dividida em etapas, a nova intervenção de conservação e restauro é iniciada dia 23 de dezembro, com a identificação das causas dos danos atuais e preparação dos espaços que receberão a intervenção da turma da Escola de Artes e Ofícios. Nesta outra etapa, que começa dia 16 de janeiro, o trabalho será dividido nas seguintes fases: mapeamento, análises sobre o seu estado atual de conservação e realização de ações restaurativas para recomposição das camadas pictóricas.
“Será uma ação de grande importância para a Escola e nossos alunos, pelo enorme valor cultural e histórico do Cineteatro São Luiz. É mais uma atividade da Escola em parceria com um equipamento da Secult Ceará, que fortalece nossa missão de promover a valorização do patrimônio cultural do nosso estado, a partir da educação e formação de restauradores”, completa Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.
Antes de iniciar a etapa prática, os 10 alunos do curso passam por formação para aprofundamento teórico e recebem treinamento atualizado em segurança no trabalho. Todos eles já passaram por outras atividades formativas da EAOTPS, tendo experiências de restauro anteriores. O trabalho a ser desenvolvido pela Escola considerará manter a integridade da sala de cinema e espetáculos do Cineteatro e seu evidente valor estético.O trabalho será coordenado pela restauradora e professora Carolina Alves e supervisionado pelo restaurador Merlin Alves.
“Nossas ações de restauração são especialmente motivadas pelas memórias que o prédio abriga, pela sua importância histórica. Tive a satisfação de ter participado das obras de restauração que reinauguraram o equipamento em 2014 e sei que esse trabalho certamente também trará realização aos alunos por estarem ajudando no bom cuidado de um bem cultural valioso pro nosso Estado”, comentou Carolina Alves.
Sobre o Cineteatro São Luiz – Inaugurado em 26 de março de 1958 pelo empresário cearense Luiz Severiano Ribeiro, o Cineteatro São Luiz foi projetado em estilo Art Déco pelo arquiteto Humberto da Justa Menescal. As paredes da sala de exibição foram projetadas por Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. Tendo como uma das características marcantes a decoração interna, o projeto une estética com funcionalidade, valorizando a arte decorativa e o melhor funcionamento da casa de espetáculos, proporcionando uma reverberação uniforme do som por toda a plateia. Tombado como patrimônio histórico e cultural estadual em 1991, a edificação foi objeto de um grande restauro entre 2013 e 2014, quando foi reinaugurado, recuperando seu projeto original de ser uma casa de cinema e de espetáculos. O Cineteatro São Luiz é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
Sobre a EAOTPS: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O equipamento atua na área da educação patrimonial, promovendo há mais de 20 anos cursos de conservação e restauração e de ofícios tradicionais, entre outras atividades. Desde sua fundação, a Escola já contribuiu para restaurar importantes bens culturais, como o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, o Museu da Indústria, o Sobrado Dr. José Lourenço, a cripta da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, o vitral da sede histórica da Sefaz/CE, além de acervos do Arquivo Público do Ceará, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e do Instituto Histórico do Ceará.
SERVIÇO
Cineteatro São Luiz dá ínicio a manutenção, conservação e restauro em parceria com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Programação presencial: Suspensa nas áreas internas, de 23 de dezembro de 2024 à 2a quinzena de fevereiro de 2025
Bilheteria física: Fechada a partir do dia 23 de dezembro de 2024. Reabre em fevereiro de 2025 mediante venda de ingressos para a programação de Março.
Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro | Fortaleza – Ceará