Fortaleza e Crato, no Ceará, recebem o projeto Travessias Culturais
Com foco em cidadania cultural para a prevenção da violência, o projeto propõe o acompanhamento sociocultural de jovens em situação de vulnerabilidade na cidade de Fortaleza e Crato, no Ceará.
Cultura e arte como caminho para promoção de direitos e prevenção da violência.
É isso que defende o projeto Travessias Culturais, uma nova iniciativa do Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O projeto propõe o acompanhamento sociocultural por até 1 ano de adolescentes e jovens que passaram por medidas socioeducativas ou estejam na iminência da prática do ato infracional. O Travessias Culturais acontece em Fortaleza e Crato, no Ceará, de junho de 2024 a junho de 2025.
O projeto acontecerá em três etapas, sendo elas:
- – Mapeamento, busca ativa e cadastramento de 60 adolescentes e jovens junto aos territórios e Sistema de Garantia de Direitos de Fortaleza e Crato;
- – Fortalecimento das trajetórias de vida com atendimentos socioculturais, oficinas em direitos humanos, cursos em arte e cultura e encaminhamentos para rede de proteção e iniciação profissional;
- – Mostra cultural com intercâmbios e experiências vividas com apresentação do ciclo da travessia de 1 ano.
No Travessias Culturais, as visitas mediadas nos equipamentos públicos de cultura, esporte e meio ambiente do Ceará são customizadas para promover discussões sobre acesso a direitos, saberes ancestrais, pertencimento comunitário, patrimônio cultural e participação política. Mais do que visitas, são encontros para criação de novos sentidos e afetos para as vidas desses adolescentes e jovens através da arte em conexão com suas realidades. Atualmente, o IDM realiza a gestão de 16 equipamentos públicos do Governo do Ceará.
Os Cursos em Gastronomia Social, Design Gráfico e Produção Cultural serão oferecidos prioritariamente para a juventude acompanhada pela equipe do projeto. São adolescentes e jovens que moram na periferia em áreas com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e altos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIS).
“Acreditamos que a formação em arte e cultura é uma poderosa ferramenta de transformação social. Este projeto não só oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional para jovens em situação de vulnerabilidade, mas também promove a inclusão e o acesso a políticas públicas. Ao investir na juventude e proporcionar o acesso a novas experiências e oportunidades, estamos ajudando a construir um futuro mais justo e igualitário.” – Afirma Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar
Cidadania Cultural
A Cidadania Cultural, conceito que fundamenta a atuação do IDM, procura, por meio da arte e da cultura, contribuir para o desenvolvimento local e atender demandas sociais urgentes, como o combate à pobreza e a prevenção da violência. Essas ações são projetadas para incentivar, articular e promover estratégias que garantam e promovam os direitos humanos atuais e intergeracionais, como o direito à vida, ao livre exercício das profissões, à prática esportiva como fator de saúde integral do ser humano, às liberdades de expressão, crenças e religiões, ao Meio Ambiente, às tradições, entre outros direitos fundamentais.
“A cidadania cultural é um pilar essencial da nossa atuação no IDM. Acreditamos que, por meio da arte e da cultura, podemos contribuir significativamente no enfrentamento de desafios sociais, como a pobreza e a violência. O Projeto Travessias Culturais exemplifica esse compromisso, ao oferecer aos jovens oportunidades de formação, inclusão e fortalecimento de seus direitos.” – Lenildo Gomes, Diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar
Desde 2017, com a criação do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NARTE) no Centro Cultural do Bom Jardim, o IDM tem implementado importantes experiências no campo da cidadania cultural, contribuindo para o enfrentamento das violações de direitos e fortalecimento dos direitos humanos por meio da cultura.
Entre as ações destacadas estão a criação do Núcleo de Mediação Social da Biblioteca Estadual do Ceará (2020) e o Núcleo de Articulação Territorial (NAT) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (2023). Além disso, o Projeto Trilharte, de 2021 a 2023, atendeu adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Fortaleza, consolidando os equipamentos culturais como espaços de proteção.
O projeto Travessias Culturais nasce dentro desse contexto de ações que buscam fortalecer a cidadania cultural no Ceará, promovendo um circuito de acesso, vivências, intercâmbios em rede e experimentações nos equipamentos culturais geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), com destaque na formação e iniciação profissional no campo da arte e cultura.
Para mais informações:
Calebe Rodrigues, assessoria de comunicação – IDM (85) 99800-7281
Vita Saraiva, coordenadora de cidadania cultural – IDM (85) 98570-3258