Festejo Ceará Junino acontece em Quixeramobim com programação na Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa de Antônio Conselheiro
Entre os dias 27 e 30 de julho, o Sertão Central recebeu o XXIII Ceará Junino, uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, que conta com parceria do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu e produção da Assum Preto Produções.
Parte da rede de parceria, as casas geridas pelo IDM estiveram presentes na programação e no suporte à realização da iniciativa. A Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, e a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, receberam oficina de redes sociais com foco no mercado junino com Mel Tomasini (Portal Ispia), roda de conversa sobre Economia Criativa com Cláudia Leitão, oficinas infantis com Grupo Lamparin e Cia. Sense de Teatro e ainda colaboraram em diálogos com mestres e mestras da Cultura da região.
Com o tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo, em sua 23ª edição, o Ceará Junino realizou 21 festejos regionais em diversas cidades do Estado durante os meses de junho e julho e finalizou a edição deste ano com o XVIII Campeonato Estadual.
Além das apresentações competitivas, a programação do evento durantes esses dias contou com oficinas, rodas de conversa, palestras e apresentação de quadrilhas convidadas. Na cidade cenográfica, o público pôde conferir ainda a decoração com elementos do ciclo junino, feiras de comidas típicas e apresentações artísticas da cultura popular próprias do período junino.
A grande campeã do Campeonato foi a quadrilha Nação Nordestina, de Juazeiro do Norte, que dançou o tema que falava de gula e das delícias culinárias na celebração junina.
Você pode saber mais sobre o evento através da cobertura realizada no Instagram @festejocearajunino.