
O Instituto Dragão do Mar (IDM) marca presença no XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, um dos mais importantes eventos do setor, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) em parceria com a Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão. O seminário acontecerá de 30 de junho a 4 de julho de 2025, no Rio de Janeiro, reunindo especialistas para debater os desafios e avanços da cultura como política pública.
Com um histórico de atuação na gestão de equipamentos culturais e no desenvolvimento de projetos voltados para artes, gastronomia, patrimônio e memória, esporte e meio ambiente, o IDM contribui para o fortalecimento da política cultural no Brasil. Nesta edição do evento, diversas pessoas que fazem o IDM foram aprovadas. Pesquisadoras, educadoras e gestoras culturais ligadas à instituição tiveram trabalhos aprovados para apresentação.
Entre os estudos selecionados, destacam-se pesquisas que analisam as organizações sociais como impulsionadoras da cultura, a cidadania cultural no Sertão Central cearense e a relevância dos laboratórios de criação na formação artística.
Confira os artigos aprovados:
- Fomento à Cultura por Meio das Organizações Sociais no Ceará: Parceria, Inovação e Novas Tecnologias de Gestão do Instituto Dragão do Mar
Por: Rachel de Sousa Gadelha Costa, Nayana Silva Lemos Misino
- Cidadania Cultural: As Múltiplas Referências de Patrimônio do Sertão Central Cearense
Por: Pauliana Pereira de Sousa, Michelle Pinto Maciel | Equipamento: Casa de Saberes Cego Aderaldo
- Os Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes e o Mercado de Trabalho: Alguns Apontamentos
Por: Alexandre Barbalho, Beatriz Perote Fernandes, Bruna Costa Silva do Nascimento, Isaac Pipano | Equipamento: Escola Porto Iracema das Artes
- Núcleos Educativos em Equipamentos Culturais do Sertão Central do Ceará: Espaço de Pertencimento e Formação
Por: Lorena da Costa Patricio, Jaiane Cruz Sousa | Equipamento: Casa de Antônio Conselheiro
- Programa de Formação de Culturas Tradicionais Populares: Ancestralidade, Territorialidade e Transmissão
Por: Alênio Carlos Noronha Alencar, Lorena da Costa Patricio | Equipamento: Casa de Saberes Cego Aderaldo
- “Toda Cidade é uma Lenda”: O Patrimônio Material de Quixeramobim, as Memórias e as Histórias de um Lugar a Preservar
Por: Pedro Igor Pimentel Azevedo | Equipamento: Casa de Antônio Conselheiro
O seminário acontece em um ano emblemático para a cultura, marcado pela realização da III MONDIACULT/UNESCO e pela celebração dos 20 anos da Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Além disso, o evento dialoga com iniciativas como o Cultura Viva e o IberCultura Viva, reforçando o compromisso com a diversidade e inclusão cultural.
O IDM segue ampliando seu impacto e promovendo o fortalecimento das políticas culturais por meio de pesquisas, formação e gestão integrada. A participação no evento reafirma seu papel na preservação do patrimônio cultural e artístico do Ceará e no desenvolvimento de soluções inovadoras para a cultura no Brasil.
Para mais informações, acesse clicando aqui.
A Escola Porto Iracema das Artes, a Casa de Saberes Cego Aderaldo e a Casa de Antônio conselheiro são espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.