Ministério da Cultura e Nubank apresentam: Maré Cearense
O projeto Maré Cearense é uma mostra de circulação da produção artística cearense em outros estados brasileiros. Seu objetivo é ampliar a visibilidade dos artistas participantes no cenário nacional, auxiliar na articulação desses com outros agentes culturais e contribuir para a ampliação do público para os artistas.
Uma vitrine artístico-cultural do potencial cearense artístico nos últimos anos
Inspirado na epopeia marítima dos jangadeiros liderados por Manuel Jacaré, em 1941, em busca de reconhecimento que acabou se tornando nacional, o edital Maré Cearense se funda a partir do conceito de maré. Uma maré de cultura e arte, viva, forte e altiva, guiada pela lua e as estrelas, e vivida num espírito de ancestralidade e intuição exemplificada em Jacaré e seus companheiros.
É o movimento de ir e vir das águas, que carrega para longe e traz coisas novas, que pressupõe trocas e conexões, que transforma e vivifica a potencialidade da arte como experiência de vida. A Maré Cearense é uma iniciativa do Instituto Dragão do Mar (IDM), com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e conta com o patrocínio master do Nubank através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, com a finalidade de promover a circulação de artistas cearenses nas linguagens de Dança, Música e Teatro.