Cursos de Teatro em equipamentos geridos pelo IDM são maioria entre os finalistas do Prêmio Ceará Encena 2019 – 2023

Os espetáculos são resultado de formações artísticas realizadas pelo Theatro José de Alencar e pelo Centro Cultural Bom Jardim, equipamentos públicos da Secult Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar (IDM) comemora que seis, dos nove espetáculos concorrendo na Categoria Formação, no 6º Prêmio Ceará Encena, são resultado do Curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar, e do Curso Extensivo de Teatro, do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Ambos são equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará geridos em parceria com o IDM. As montagens que concorrem à premiação e nasceram como atividades de conclusão dessas formações são (em ordem alfabética): Caligrafias (TJA), Co.Vil (TJA), Ceia da fome (CCBJ), Maréa (TJA), Segunda classe (TJA) e Toró (TJA).

Um grupo de mulheres sentadas no chão com maiôs vermelhos e saias amarelas. O público assiste ao redor.

O Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), no Theatro José de Alencar, foi pioneiro no Ceará. Na foto, o espetáculo Toró, que concorre na Categoria Formação

 “[A premiação] Mostra o imenso valor do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT). (…) Esperamos contribuir para a cena formativa das artes no Ceará, com a perspectiva de ampliar nosso alcance e gerar reflexões críticas e novos conhecimentos, por meio do teatro”.

Isabel Botelho, coordenadora pedagógica do TJA.

Essa concentração de espetáculos que concorrem à premiação, uma das mais respeitadas do Ceará, é reflexo de investimento do estado na proposição uma política pública continuada de formação em Artes cênicas e da contribuição do Instituto Dragão do Mar na execução dessa política, em ações como a revisão dos Projetos Políticos-Pedagógicos dos cursos que estão nas escolas geridas pelo IDM, por exemplo. 

Uma mulher de cabelos pretos e e roupa laranja faz gestos com a boca
O Centro Cultural Bom Jardim comemora a indicação porque é um reconhecimento ao esforço do seu corpo técnico, alunos e alunas

“A indicação a um prêmio é sempre importante pois é um reconhecimento e, ainda mais, para o programa de Teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, um trabalho sistematizado há pouco tempo, em comparação com outras escolas teatrais que desenvolvem seus processos formativos há décadas na cidade”.

KellyEnne Saldanha coordenadora do programa de Teatro do Centro Cultural Bom Jardim.





O Prêmio Ceará Encena 2019 – 2023 é organizado pelo Grupo Arte de Viver. Os vencedores serão anunciados e as premiações serão entregues nesta terça-feira (16/5) às 18h30, no Theatro José de Alencar, segundo escolha de uma Comissão Julgadora formada por profissionais reconhecidos no teatro cearense (Hemetério Segundo, Hiroldo Serra, Ueliton Rocon e Almeida Júnior), de acordo com regulamento publicado anualmente.