Cultura e Meio Ambiente nos equipamentos do Cariri: uma parceria para muitas comemorações
A rica cultura popular da Região Sul e a paisagem cênica repleta de belezas deram o tom da visita do IDM e da Sema aos equipamentos locais
A diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, acompanhou a titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Vilma Freire, à visita que ela realizou ao Cariri, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Entre outras agendas, ela foi conhecer melhor o trabalho realizado pelos complexos ambientais Mirante do Caldas e Caminhos do Horto, ambos da Sema, geridos pelo IDM. Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, e os gestores dos dois espaços públicos, respectivamente Charmene Rocha e Thiago Rodrigues, estiveram também nos encontros.
A rica cultura popular do Cariri e atividades voltadas para o Meio Ambiente marcaram o reconhecimento desse campo de trabalho: Reisado do Mestre Aldenir, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e plantio de mudas nativas no pé da colina do Horto estiveram entre as ações que deram o tom desses dois dias, mostrando na prática como a Cultura articula a importância de outros elementos fundamentais ao ser humano, como a sustentabilidade ambiental, despertando o sentimento de pertencimento e afeto por espaços públicos de preservação da natureza e da memória dos povos cearenses.
“Falar do acolhimento de toda a equipe, a equipe do IDM que tão bem cuida. Você vê essa relação de pertencimento, na qual você cuida do que é seu, mas é algo que vai ficar para filhos e netos. Parabenizar e agradecer pela oportunidade de presenciar aquilo que já acompanhamos pelo Contrato de Gestão. É inspirador presenciar esse zelo e cuidado com os equipamentos, a natureza e o nosso meio ambiente”, ressaltou a titular da Sema, Vilma Freire.
Com foco na educação ambiental, na promoção da cultura local e no cuidado com a reverência ao Sagrado que é a tônica do turismo religioso que muito movimenta o Cariri, os dois equipamentos da SEMA – geridos pelo Instituto Dragão do Mar – contribuem para o incremento do turismo da região da Chapada do Araripe e, a conservação do rico patrimônio natural da região Sul do estado.
“Somos muito conhecidos pela nossa atuação em Cultura, mas há cerca de dois anos fazemos também, no Cariri, a gestão do Mirante do Caldas e do Mirante do Horto: tem sido uma parceria muito interessante com o Governo do Estado pela força da região na área da Cultura, por meio da qual integramos o patrimônio, a paisagem natural e a paisagem cultural, o turismo, a geração de renda, a educação ambiental e o desenvolvimento territorial. Com base nisso, reafirmamos que nossa atuação conjunta, ao lado da Sema, tem sido muito produtiva, sabemos que muito mais podemos fazer juntos. Contem com a gente!”, afirmou Rachel Gadelha, presidenta do IDM.
Diversas instituições estiveram presentes nos eventos, como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Araripe, prefeituras municipais da região e outras autoridades ligadas ao meio ambiente.